rss email twitter facebook google pinterest

Respostas de Filosofia 2º ano | Volume 3 | Caderno do Aluno - São Paulo

Filosofia
Leia as regras do site antes de fazer um comentário!

Pagina Anterior Proxima Pagina Início

55 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Esse site foi a minha salvação

    ResponderExcluir
  3. gostaria da resposta da apostila de filosofia do 2 ano vol 3 pofavor

    ResponderExcluir
  4. PAGINA 3

    1.a) não , pois ha outras formas de humilhação.

    b) essa eé pessoal , escrevaam um fato q voceis presenciaram sobre o racismo.

    PAGINA 4

    c) não resolve. Pois se você fala que nao liga, sempre tem um pedaço daquilo com você, e você so vai acumulando isso. E se você agride eles humilham mais ainda, e agressao nao leva a nada.

    d) Resolver conversando é a melhor maneira, mais nem sempre funciona, então é melhor sofrer calado, pois um dia quem esta humilhando para.

    e) Filas nos hospitais, e o mal atendimento é o que humilha a população. O que pode ser feito é ir reclamar com o governador , o procon ou sei lá, tem que ir reclamar com alguém que tenha poder.

    PAGINA 5

    2. agressor Mãe
    Humilhado Genro
    Como foi a humilhação? falou que ele nao era certo para a filha dela.
    Sentimentos do agredido? Raiva
    Qual foi a reação do agredido? Discordou.

    agressor Mãe
    Humilhado Filha
    Como foi a humilhação? falou que ela era preguiçosa.
    Sentimentos do agredido? Culpa
    Qual foi a reação do agredido? Concordou.

    agressor Namorado
    Humilhado Namoradaa
    Como foi a humilhação? Falou que ela nao valia nada.
    Sentimentos do agredido? Raiva
    Qual foi a reação do agredido? Chorou.

    agressor Namorada
    Humilhado Namorado
    Como foi a humilhação? Falou que ele era um imprestavel.
    Sentimentos do agredido? Raiva
    Qual foi a reação do agredido? Bateu.

    agressor Amiga
    Humilhado Amiga
    Como foi a humilhação? Falou que ela era a pior amiga do mundo.
    Sentimentos do agredido? Tristeza
    Qual foi a reação do agredido? Chingou.

    ResponderExcluir
  5. PAGINA 7
    SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 2
    REFLEXÃO SOBRE RACISMO

    siim , existe racismo no Brasil. Principalmente com negros, deficientes e homossexuais, com os negros muitas vezes eé com emprego, com os deficientes tambem eé o emprego muitos falam que eles nao sao capazes de fazer coisas que pessoas sem deficiencia fariam, e com os homossexuais nos vemos isso com os espancamentos e os olhares nas ruas.

    PAGINA 12
    você aprendeu?

    1. as pessoas que não sabem lidar com as diferenças

    PAGINA 13
    2. isso so vai mudar se as pessoas olharem para elas mesmas e olharem todos os seus defeitos, ai elas enchergarão que sao iguais as outras.

    3. as cotas nas faculdades e nas empresas, pois ninguem é diferente de ninguem e todos podem conseguir o que quiserem.

    SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 3
    DIFERENÇAS E SEMELHANÇAS ENTRE
    HOMENS E MULHERES

    1.
    HOMENS
    barba
    mais forte
    ombros largos
    p.ênis

    MULHERES
    nao tem barba
    estruturaa corporal menor
    s.eios
    v.agina

    HOMENS E MULHERES
    SEMELHANÇAS
    coração
    sentimentos
    2 braços e 2 pernas
    voz

    DIFERENÇAS
    barba
    partes intimas
    estrutura corporal
    força

    beem , nao foram corrigidas maas como em FILOSOFIA aas coisas sao o que voce acha e o que pensa nao existe certo ou errado devem estar certas :D

    ResponderExcluir
  6. LEITURA E ANALISE DE TABELA

    PAGINA 16 1. principalmente na escolaridade poucas mulheres fazem o ensino superior, e com isso muitas vezes não conseguem empregos e os homens ja conseguem fazer o ensino superior e conseguem trabalhar mais que as mulheres.

    2. são muitas, as mulheres tem que parar de ter filhos muito jovens e de casar jovens, pois elas conseguem fazer o ensino superior se elas se dedicarem. Pois muitas mulheres casam e acham que a vida acabou ali, que ela nao precisa mais estudar.

    SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 4
    FILOSOFIA E EDUCAÇÃO

    1. Educação, todo mundo deveria ter.

    2. eu venho pois quero aprender e ter um conhecimento melhor.

    PAGINA 6

    a) o postinho de saude , a fila para marcar consulta é muito grande as vezes 2 meses de espera por uma consulta.

    ResponderExcluir
  7. PAGINA 7

    b) as prioridades sao as filas preferenciais

    2. na minha opinião de nenhuma forma



    PAGINA 8

    siim ainda continuo com a minha posição, pois quase tudo o que o autor escreveu é sobre o que eu pensava, como a questao do emprego que eles nao tem muita oportunidades.



    PAGINA 11

    NOME DO PROGRAMA DE TV: casos de familia
    TIPO DE PROGRAMA: (x) diversão
    QUANTAS PESSOAS FORAM..... eram 10 pessoas
    QUANTOS NEGROS HAVIA.... 3 negros , e eles falavam do problema que tem com a familia, como todos os outros que estavam la.

    1. no programa, nenhum mostrou racismo, pois todos estavam ali para falar de seus problemas pessoais.

    2. nao , nao existe , pois todos estao ali para falar da vida e nao julgar um ao outro.

    SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 4
    FILOSOFIA E EDUCAÇÃO

    1. Educação, todo mundo deveria ter.

    2. Eu venho , pois quero aprender e ter um conhecimento melhor.

    3. Pois aquela pessoa so quer o nosso bem , ela quer ver um futuro melhor.

    4. Ensinar, passar seu conhecimento.

    5. Eu sou do tipo que conversa muito nas aulas mas quando é para mim ficar quieta eu fico e sempre no final do Bimestre minhas notas sao azuis. Curiosiddes?! Não tenho muitas não.

    6. Tenho aprendido Informatica, Ingles e a como me comportar em entrevistas e no emprego.

    7. Bom nas aulas o conhecimento, mas o mais importante é a matematica, e fora as aulas são as experiencias de vida com as amigas.

    8. Quero que eles estudem em colegios particulares, e que tenham uma educação melhor do que eu tive.

    9. Para o meu futuro eu espero ter uum otimo emprego fixo ou ter meu proprio negocio. E meus futuros filhos que eles sejem iguais a mim.

    PAGINAS 6 e 7 - (♦ Você Aprendeu?)
    1-A) Desrespeito em algumas filas e em ônibus.
    b) Prioridade de assento em transportes públicos e não pagar passagem nos mesmos; direito a pagar meia entrada em eventos e em viagens.

    2- As pessoas tem que ter mais respeito e se concientizar que no futuro eles, ''os jovens'', que serão os idosos.

    SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 2

    Resp.: Existe. Ocorre até mesmo pelos próprios negros. Alguns se sentem inferiores (por lei) referente aos brancos e se auto julgam em capacidade.

    ResponderExcluir
  8. Pág. 24
    3- a) Ter maioridade, sendo o seu próprio guia.

    4- c) De todas as pessoas.

    Justificativa:pois a responsabilidade é social, ou seja, é a responsabilidade e obrigações de todos, não individualmente, ams com a sociedade em geral. Algumas respostas nesta página foram excluídas ou estão sob revisão.

    Página 18 - 19
    - Voceeê Apreendeu.

    1. Ela invoca a imposição da natureza como modo de estabelecer limites aos corpos entre a mulher e o homem. Mas como feminista ela luta pela igualdade. Da mulher como cidadã. Durante a Revolução Francesa, segundo a autora as mulheres não foram inseridas como pres-suposto de igualdade.


    2 - Primeiro o gen~ero- sexual deve ser uma questão ética e política dos governantes e da sociedade as discriminações implicam nas respostas e também nas soluções de quem detém o poder para a solução de uma vida mais democrática em todos os sentidos..


    3- (a) // (b) // (d)

    página 19
    Situação de aprendizagem 4


    1- Educação é esclarecida é preparar o individuo para a vida. É torna-los consciente. E prepará-los consciente.

    Página 24
    1- Qual a diferença do uso privao da razão e do uso público da razão ?
    R: O uso privado é um uso que não confere mudança substâncial ao mundo, isto é, usa-se a razão para não encontrar problemas. O uso público da razão significa a emancipação e o questionamento da realidade.


    2- Sengundo Theodor Adorno, o que é educação?
    R: Segundo Adorno não temos o direito de modelar as pessoas a partir de seu exterior, mas também não a mesma transmissão de conhecimentos, mas a produção de uma consciência verdadeira.


    3- O que significa ser emancipado ?
    R: (a) Teer maioridade,sendo o seu próprio guia.


    4- De quem é a responsabilidade social pela educação ?
    R : (c) De todas as pessoas.

    Justifique sua resposta: Segundo o texto de Adorno o que impede o homem de assumir a sua maioridade eé a preguiça e a covardia. Preguiça de ler de aprender, de pesquisar de ouvir. A maioridade é uma presão. A maioridade é a Libertação. A libertação vem a partir do momento em que se assume a racionalidade.

    ResponderExcluir
  9. Página 6
    1. Resposta aberta, a depender do aprendizado. Espera-se que o estudante destaque o
    aprendizado de valores, posturas diante da vida, constatações de dificuldades
    enfrentadas pelos idosos em nossa sociedade.

    pag 7:
    2. O objetivo da pergunta é estimular o jovem a pensar em soluções coletivas, em
    âmbitos de políticas que atendam a todos os idosos. A resposta pode ter como
    referência a solução coletiva para os problemas apontados nas entrevistas.

    3. A reflexão filosófica pode ajudar no questionamento das causas dos problemas
    enfrentados pelos idosos; no procedimento reflexivo exigido para se compreender as
    dificuldades e a perspectiva do idoso de forma complexa e contextualizada.

    pag 8:
    espera-se que os alunos registram o fato de se já haviam pensado nas questões apresentadas pelo autor.

    pag 11:
    1. Resposta aberta. Os alunos devem ser orientados a identificar personagens com
    práticas racistas e justificar essa identificação.

    2. Resposta aberta, a depender do programa analisado. A justificativa é fundamental.

    ResponderExcluir
  10. 1
    SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 1
    REFLEXÃO SOBRE HUMILHAÇÃO E VELHICE
    Leitura e Análise de Texto

    Página 3
    1.
    a) O sentimento de humilhação não se limita às situações de desigualdade social,
    pois pessoas de uma mesma classe ou condição social podem humilhar umas às
    outras.
    b) Resposta aberta, a depender do exemplos apresentados pelos alunos. É
    importante a orientação para que identifiquem as causas da humilhação.
    c) Essas atitudes não resolvem o sentimento de humilhação, porque sua resolução
    exige a compreensão das causas da humilhação e esforços reflexivos e, muitas vezes,
    psicoterapêuticos. Ignorar ou reagir violentamente impedem a reflexão.
    d) Um exemplo é suficiente para revelar a compreensão do aluno. É uma questão
    importante para o auto-conhecimento.
    e) Para o respeito às pessoas por parte das instituições e do poder público, é
    necessária a denúncia da humilhação e, em alguns casos, cabem encaminhamentos de
    processos judiciais ou às organizações de movimentos sociais para exigir mudança
    da postura.

    Página 5
    • A humilhação pode ou não endurecer as pessoas. Para que não haja esse
    endurecimento, entendido inclusive como indiferença à situação de humilhação, é
    importante a reflexão e a capacidade de criticar atitudes que humilham, sem
    reproduzi-las.
    • A humilhação em si não leva à criminalidade. Porém, é possível que uma pessoa
    permanentemente humilhada e desprotegida social e emocionalmente assuma uma
    reação violenta contra alguém como defesa. Mas humilhação e criminalidade não são
    mecânica e diretamente relacionadas.
    2. Resposta aberta, a depender das respostas dos alunos. Mas o Caderno do Professor
    traz exemplos para que se complete o quadro.

    VOCÊ APRENDEU?
    Página 6
    1. Resposta aberta, a depender do aprendizado. Espera-se que o estudante destaque o
    aprendizado de valores, posturas diante da vida, constatações de dificuldades
    enfrentadas pelos idosos em nossa sociedade.
    2. O objetivo da pergunta é estimular o jovem a pensar em soluções coletivas, em
    âmbitos de políticas que atendam a todos os idosos. A resposta pode ter como
    referência a solução coletiva para os problemas apontados nas entrevistas.
    3. A reflexão filosófica pode ajudar no questionamento das causas dos problemas
    enfrentados pelos idosos; no procedimento reflexivo exigido para se compreender as
    dificuldades e a perspectiva do idoso de forma complexa e contextualizada.

    ResponderExcluir
  11. Página 14
    1.
    a) Fatores econômicos e sociais. As mulheres ainda são vistas, no mundo
    profissional, como incapazes de assumir determinadas responsabilidades no interior
    das empresas, a elas sendo reservadas funções de baixa remuneração ou mesmo o
    desemprego. A condição feminina diante da maternidade também favorece a
    exclusão do mercado de trabalho.
    b) As possibilidades existem e estão sendo construídas, sobretudo pelos
    movimentos sociais que defendem a igualdade de direitos entre homens e mulheres.
    A desigualdade entre homens e mulheres pode ser superada com políticas públicas
    que favoreçam escolarização de todos, ampliação do mercado de trabalho, de creches
    e valorização da mulher.

    ResponderExcluir
  12. Respostas
    1. Adorei,as respostas me ajudou mt.......ass:moreninha

      Excluir
  13. por favor pagina 30 31 e 32

    Obrigada

    ResponderExcluir
  14. por favor preciso das paginas 42,43,44,45,46,47,48
    obrigado

    ResponderExcluir
  15. obrigado pela as resposta
    nao seu se ta certo mais a
    minha apostila eu ja acabeu
    valeu xau bj no gordo uou

    ResponderExcluir
  16. eu preciso dos resposta do volume 3
    urgente !!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  17. Obrigadoooooooo!!!!!!!!! Este site é a minha Salvação...... Nem Sei como Agradecer....

    ResponderExcluir
  18. Muito bom. Adorei suas respostas. Um futuro filósofo. :a

    ResponderExcluir
  19. Muito bom o site,as respostas são ótimas me ajudou bastante (:

    ResponderExcluir
  20. ester fidellis santos5 de setembro de 2011 16:16

    muito bom essas respostas ajudou pra caramba

    ResponderExcluir
  21. COMO FAZ PARA ACESSSAR AS RESPOSTAA RAPIDOOO POR FAVORRR

    ResponderExcluir
  22. falta a pagina 16
    msm assim obgoo
    bju :]

    ResponderExcluir
  23. falta a pagina 16 da apostila
    volume 03
    obgooo:t

    ResponderExcluir
  24. pag 22 por favor *-----------*

    ResponderExcluir
  25. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  26. Obg, pelas respostas. Me ajudou muito!

    :d

    ResponderExcluir
  27. obrigado pelas respostas.

    ResponderExcluir
  28. Olha muito obrigada, as respostas me serviram muito,garantindo um azul lindo na minha média obrigada! *)

    ResponderExcluir
  29. eu gostaria das respostas da pagina 21,,22 e 24 do texto Educção e Emancipação alguem pode me ajudar p/ favor?

    ResponderExcluir
  30. obrigado meu isso me salvou pelo menos vou levar nota obrigado meu por tudo e não para de responder brigadão por tudo

    ResponderExcluir
  31. muito bom,mais preciso da pagina 16
    obgggg

    ResponderExcluir
  32. preciso de estudar filosofia sobre racismo no brasil da apostila com perguntas e resposta ok!

    ResponderExcluir
  33. faltou paginas mas ja ajudou vlw ae

    ResponderExcluir
  34. muito obrigada me ajudo muito no q eu nao consegui js

    ResponderExcluir
  35. página 22 e 23 por favor com urgencia ok?!

    ResponderExcluir
  36. página 22 e 23 por favor com urgencia ok?!

    ResponderExcluir
  37. paginas 14 e 15 um resumo de um texto dessas tabelas...

    ResponderExcluir
  38. bobinho para de comenta seu próprio site :)

    ResponderExcluir
  39. me liga (19) 99360844

    ResponderExcluir
  40. Que site legal. Está ensinando os alunos a ficarem mais burros.

    ResponderExcluir
  41. me ajuda a resposta da pagina 40 43 46 47

    ResponderExcluir
  42. muito obg:eu não sei oq seria de mim se vcs...

    ResponderExcluir
  43. Obrigado !!!... *__*

    ResponderExcluir